segunda-feira, 28 de maio de 2007

Sumário da obra



Introdução – Construindo uma História Espírita - Allan Kardec e a História do Espiritismo.

Livro I – O Encontro dos Mundos - A Tradição e o Dogma - O Tráfico e a Traição - O Investigador - Mesas que giram e falam - As Inteligências do Além - O Medo da Morte. – A Iniciação e o Erro - Cinco Encontros “casuais”- Zéphyr e a Evocação de Sócrates- Contra o Totalitarismo- Apóstolos da Idéia - A Fúria do Clero - O Auto-de-fé na Espanha - A Maçonaria - O Socialismo - As pedras vão falar - Mudanças à Vista - O perigo da clericalização - Evangélicos e Protestantes.

Livro II – Um Século Perigoso - A Cidade-Luz - Uma Época de Desencanto - Deus e o Super-Homem - O Declínio da Igreja - O Espiritismo banido da História.

Livro III - A Razão e a Bíblia - A Palavra de Deus - O Terceiro Testamento - Os vivos e os mortos - O Espírito Verdade - A Identidade do Espírito - Espiritismo e Esoterismo - O Pentateuco Kardequiano - A Base Doutrinária: O Livro dos Espíritos - A Prova Científica: O Livro dos Médiuns – A Moral: O Evangelho segundo o Espiritismo - A Justiça Divina: O Céu e o Inferno - As Origens e o Destino: A Gênese.

Livro IV – O Movimento Espírita - Os Seis Períodos do Espiritismo - A “Revue Spirite” - A Sociedade Espírita de Paris- Quem eram os Espíritas – Estatística do Espiritismo - Da França ao Brasil - A Falange de Benoît-Jules Mure - João do Rio e a Federação - Semelhanças e Diferenças - Kardec “Espírito” se comunica - Os Puros e os Impuros - O problema do Sectarismo - Quem somos? Para onde vamos?

Livro V - Os Apóstolos do Cruzeiro – O Apóstolo de Sacramento - O Bandeirante do Espiritismo - O Médico dos Pobres - O Guia Ismael e a Trindade “Deus, Cristo e Caridade” - Anália Emília Franco.

Livro VI – A Era Chico Xavier - Nos tempos do Comandante - A Revolução Andragógica – Existe uma pedagogia espírita? - Armond e a Revolução Assistencial - O Ideal de Fraternidade - Da FEESP à Aliança - O Ideal de Unificação - As Controvérsias Doutrinárias - O Apóstolo de Uberaba.

Livro VII – O Futuro do Espiritismo – O Meio e a Mensagem - O Triunfo de Tomé - A Fé Raciocinada - A Busca da Verdade – O Reconstrutor da Fé - Imagens e Palavras - Católicos, Protestantes e Espíritas - O Espiritismo e a Nova Humanidade – A Educação Social Espírita – Espiritismo e a Pós-Modernidade. A Degeneração do Espiritismo.


Cronologia e Contexto - Os principais acontecimentos de 1733, com o nascimento do magnetizador Fraz Anton Mesmer, até 1869, com o desencarne de Allan Kardec; e de 1870, com a Guerra Franco-Prussiana até 2000, com o desencaarne do médium brasileiro Francisco Cândido Xavier.

Um comentário:

Rita Andrade disse...

Olá, gostaria de saber se este sumário é parte de algum livro publicado. Grata
Rita